O boom pop japonês urbano

O boom pop japonês urbano

Renan Renan 02 abr 2022

O Pop urbano japonês, mais conhecido como “City Pop”, é um gênero musical que surgiu e se popularizou no Japão entre os anos 70 e 80. O City Pop era um reflexo do estilo de vida urbano, encontrado, frequentemente, nas grandes cidades japonesas.

Nós, do TudoPop, preparamos esse texto para você conhecer um pouco mais sobre esse estilo musical, assim como, sua origem e algumas músicas de maior sucesso. Além disso, falaremos um pouco sobre o aumento recente na popularidade do pop urbano japonês, mesmo anos após o seu grande “boom”.

Navegue pelos tópicos:

O boom da música pop japonesa
O boom da música pop japonesa

O estilo musical

O City Pop tem grande influência de diversos estilos musicais, também muito populares no ocidente. Ele mistura ritmos como jazz, soul, funk e disco music. O grande crescimento do pop japonês urbano se deu principalmente após a Segunda Guerra Mundial, juntamente com a recuperação econômica do Japão. As ruas das principais cidades japonesas, na década de 80, eram repletas de obras de arte, discotecas, roupas de marca e outros artigos que influenciavam toda a cultura. Foi nesse contexto de crescimento acelerado de uma nova economia, que esse estilo musical surgiu no Japão. O City Pop se inicia com a proposta de ser leve, ao mesmo tempo que é moderno, acompanhando e espelhando a vida nas grandes cidades.

Principais músicas

Vamos, então, conferir uma breve lista com 5 músicas do pop urbano japonês, que estão entre os principais sucessos.

Plastic Love

A cantora Mariya Takeuchi é o nome responsável por esse sucesso, um dos maiores do estilo musical. Plastic Love foi lançada em 1984, e fala sobre um “amor plástico”, como sugere o nome. A cantora descreve o amor como apenas um jogo, em que ela se diverte, e cita danças pela noite em discotecas elegantes. A música ganhou enorme popularidade por volta de 2018, quando passou a ser utilizada em composições de “vaporwave” e “lo-fi”.

Neon

“Neon” é um grande sucesso da cantora Yukika Teramoto. Ela é uma cantora de K-pop do gênero coreano, de grande sucesso e reconhecimento. Nessa música, ela resgatou suas origens, já que é nascida no Japão. A cantora marcou seu nome como precursora de uma nova era do City Pop, e “Neon”, foi lançada no ano de 2020, nas plataformas digitais. A música retrata um ambiente moderno, com luzes neon “agitando o ar da manhã”. Assim contrastando o sentimento da cantora de estar sozinha e confortável, mesmo com “pensamentos complicados”.

Ride on Time

Tatsuro Yamashita é cantor e compositor, considerado um dos principais pioneiros do City Pop. A música “Ride on Time”, um de seus maiores sucessos, foi lançada em 1982. Nela, o cantor fala sobre um “passeio no tempo”, relatando a movimentação do mundo, sonhos distantes e pensamentos que “vagam sem destino”. Além disso, o amor também aparece como tema na letra da canção.

Telephone Number

“Telephone Number” de 1984, do cantor Junko Ohashi, é outra popularíssima música do pop urbano japonês. A letra é um tanto quanto simples: o cantor cita números, como se fossem seu telefone, se direcionando a alguém: “me ligue sempre que você estiver com problemas”. O tema por trás da canção acaba sendo, mais uma vez, o amor. Seu ritmo é animado e envolvente, como a maioria das músicas do gênero.

Midnight Pretenders

“Midnight Pretenders” é uma música de Tomoko Aran, lançada em 1983, quando obteve muito sucesso. A canção também tem o amor como um dos temas principais, fazendo diversas metáforas. Além de ter marcado época, a música está entre as principais responsáveis pela recente popularização do gênero. O astro canadense, “The Weeknd”, incluiu, recentemente, um trecho da música em uma de suas faixas, contribuindo para que várias pessoas buscassem conhecer a versão original. “Out of time”, lançada em janeiro de 2022, é a faixa do cantor que contém o trecho.

Recente popularização do pop

Antes de mais nada, podemos afirmar que a internet é a principal responsável por reacender as chamas do City Pop. A publicação das músicas em meios digitais como o YouTube, fez com que as obras passassem a ser conhecidas por milhares de pessoas. Além disso, a reutilização das canções para a produção de novas músicas, fenômeno chamado “sample”, foi algo que ocorreu bastante. Podemos verificar esse fenômeno em duas faixas citadas anteriormente. “Plastic Love”, por exemplo, foi bastante reutilizada, e a música original conta com milhões de acessos online. A última canção da nossa lista também vale ser citada novamente, afinal, “The Weeknd” é um dos artistas mais populares atualmente, e tem grande influência em boa parte da indústria musical.

Além disso, podemos citar também as redes sociais, como o TikTok e o Instagram, que estão presentes na popularização de diversas músicas. Não foi diferente com algumas canções do pop japonês urbano que, por meio das plataformas, se popularizaram ainda mais. Os seus ritmos, normalmente animados, são perfeitos para a realização de pequenas coreografias, tanto que se popularizaram atualmente.

As inspirações citadas anteriormente para a criação do gênero, fazem com que as músicas pareçam novas, mas, ao mesmo tempo, faz com que mantenham elementos familiares. O aumento recente na popularidade faz com que algumas gravadoras japonesas disponibilizem as canções nas plataformas digitais, contribuindo para aumentar cada vez mais os acessos. E você, já conhecia o City Pop? Caso o seu interesse tenha despertado, pode começar a sua aventura pelo gênero através das músicas que listamos na publicação.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos