Filmes para quem gosta de princesas aventureiras e modernas

Filmes para quem gosta de princesas aventureiras e modernas

Renan Renan 16 fev 2022

As histórias de princesa são uma tradição. Ao longo dos anos, as mais clássicas narrativas fizeram parte da infância de muitas pessoas. Inicialmente, o roteiro de uma história de princesa seguia, de certa forma, um padrão. Uma princesa bela, jovem e indefesa que enfrentava problemas, como uma bruxa má, e no final era resgatada pelo seu príncipe encantado.

Esse padrão foi sendo desconstruído com o passar do tempo e, cada vez mais, vemos histórias de princesas que são aventureiras e independentes. É exatamente nessas histórias que estaremos focados aqui. Trouxemos a você, alguns dos melhores filmes sobre princesas modernas, que fogem do padrão, sendo, sobretudo, aventureiras.

Acompanhe a lista:

Amigos assistindo filme na TV
Amigos assistindo filme

Moana – Um Mar de Aventuras

Moana descende de uma grande linhagem de navegadores, sendo filha do chefe de uma tribo na Oceania. Desejando conhecer mais sobre o seu passado, ela busca por respostas com seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica, de localização desconhecida. Acompanhada de Maui, um semideus, Moana se aventura em alto mar e enfrenta perigosas criaturas.

A animação da Disney traz uma princesa forte, independente e aventureira, como uma incrível protagonista. Uma das principais diferenças das tradicionais histórias de princesa, é que a personagem feminina não possui, tampouco depende, de um par romântico. Além disso, o desenho mostra de maneira muito positiva, a cultura do local de origem de Moana, a Polinésia. O filme é muito bem recebido pela crítica de forma geral, e, atualmente, pode ser assistido na Disney +, o serviço de streaming por assinatura da empresa.

Frozen – Uma Aventura Congelante

Anna, é a irmã caçula que muito gosta de Elsa, a mais velha. Porém, as duas cresceram separadas pelos pais, devido a um acidente envolvendo os poderes de Elsa. Após a morte dos pais, as duas continuam a viver isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa precisa assumir o reinado de Arendell. As irmãs, então, se reencontram, e um novo acidente acontece. Elsa decide partir para sempre, isolando-se do mundo e deixando todos para trás, fazendo com que o reino congele. É quando Anna parte em uma aventura pelas montanhas para encontrar sua irmã mais velha, e salvar Arendell do congelamento.

O filme também mostra uma desconstrução nos padrões enquanto retrata uma princesa que outrora vivia em um castelo, se aventurando de maneira destemida para restaurar uma relação fraternal, foco da história. É mais uma animação da Disney adorada pela maioria das críticas e esta disponível para você assistir no Disney +.

Valente

Merida é uma jovem princesa, criada pelos moldes mais tradicionais de uma família real para assumir o trono como rainha. Mas, essa tradição vai contra as vontades da princesa, que prefere se aventurar pela Escócia, cavalgando e praticando tiro ao alvo com seu arco e flecha. Sua família realiza uma competição para escolher o futuro marido de Merida, contra a vontade da princesa. Ela então, recorre a uma bruxa, pedindo que faça um feitiço para mudar as coisas. Porém, as coisas não saem como o planejado e, enquanto isso, Merida precisa ajudar sua mãe e  impedir que o reino entre em guerra.

Merida se mostra corajosa desde o título do filme que protagoniza. A ideia central da obra gira em torno da desconstrução, com uma personagem que vai contra as tradições de sua família real, para fazer o que ela mais gosta. Merida quebra um padrão imposto pela mãe, a rainha, que acredita que o objetivo da filha deve ser se casar com um homem e suceder o trono. A princesa usa de toda sua valentia durante a aventura, e suas habilidades serão necessárias para resolver os problemas criados. Também da Disney, o filme esta disponível em sua plataforma de streaming.

Mulan

A história de Mulan foi uma das pioneiras em princesas que quebram padrões. A clássica animação da Disney foi lançada em 1998, porém, aqui, falaremos um pouco sobre a versão live action do filme, lançada em 2020.

Mulan é a filha mais velha de um guerreiro chinês muito honrado. O Imperador da época emite um decreto, obrigando um homem de cada família a servir no exército imperial. Mulan, então assume uma outra identidade, se passando por homem, para lutar no lugar de seu pai que está doente e é o único homem da família.

A versão mais recente do filme gerou diversas reações no público. Muitos não gostaram da adaptação, mas, é difícil achar quem não adore a história de Mulan. A princesa foge totalmente dos padrões das mais tradicionais. Uma grande guerreira que se passa por homem, e tem que enfrentar, com muita coragem, soldados invasores do exército inimigo, tudo para salvar o seu pai. O filme não é recomendado para crianças menores de 14 anos, e também está disponível no Disney +.

Aladdin

A história de Aladdin também é clássica, mas falaremos do filme lançado no ano de 2019.

Aladdin é um jovem ladrão em Agrabah. Certa vez, por acaso, acaba ajudando Jasmine, sem saber que a bela jovem era uma princesa. O interesse dos dois, um pelo outro, é gerado e Aladdin acaba indo visitá-la no palácio. É quando ele descobre quem Jasmine realmente é, e acaba sendo preso pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar pede a Aladdin que recupere uma lâmpada mágica e traga até ele, o chantageando.

Aqui, a princesa Jasmine não é a protagonista da história, porém, com certeza é uma princesa aventureira que foge dos padrões. O começo da história se desenrola quando Jasmine recebe a ordem do sultão para encontrar um marido rapidamente. Por conta disso, Jasmine foge do palácio e acaba conhecendo Aladdin, despertando um interesse pelo jovem com jeito malandro, ao contrário do que ela supostamente deveria. No live action, Jasmine é muito mais independente do que na história original, e seu papel é, sem dúvidas, fundamental. Aladdin está disponível no Disney +.

A Princesa e a Plebeia

Saindo um pouco do universo da Disney, A Princesa e a Plebeia é um filme original da Netflix, que também foge dos padrões mais tradicionais de história de princesa.

Uma duquesa e uma dona de confeitaria se conhecem ao acaso e percebem que são muito parecidas fisicamente. Com isso, elas decidem trocar de lugar e viver diferentes realidades por alguns dias. O plano começa a virar um problema quando as duas se apaixonam por homens, que se quer fazem ideia de quem elas são de verdade.

Margaret Delacourt é a duquesa da história. O plano de trocar de lugar com uma confeiteira mostra como a personagem não estava satisfeita com a vida na realeza, e queria apenas viver como “uma pessoa comum”. A premissa do filme é mostrar uma personagem, cansada da vida da nobreza, que quer fugir desses padrões. O filme não é tão aclamado pela crítica, porém, boa parte do público gosta da história. Você pode assisti-lo na Netflix.

Espelho, Espelho Meu

Espelho, Espelho Meu é uma história alternativa de uma clássica personagem dos contos de fada, a Branca de Neve.

Após a morte do rei, a madrasta de Branca de Neve assume o trono. Ela mantém a princesa presa em seu quarto, enquanto gasta toda a fortuna do reino. No entanto, a Rainha Má tenta conquistar um príncipe muito rico, que está apaixonado pela Branca de Neve. Por isso, a rainha decide expulsar a jovem de casa, e começa a aventura da princesa para retomar o reino.

Nessa versão da história, veremos uma Branca de Neve aventureira, que tem que reconquistar aquilo que perdeu. Para isso, ela contará com a ajuda dos anões, clássicos personagens do conto de fadas, além, é claro, da sua determinação. O filme não é adorado pela maior parte da crítica, mas é bem recebido por boa parte do público. Você pode encontrá-lo para assistir na Netflix.

Enrolados

Enrolados é uma animação da Disney, que conta uma versão alternativa de uma clássica história dos contos de fada, a de Rapunzel.

O bandido mais procurado do reino, Flynn Rider, está em uma fuga, quando se esconde em uma torre. Nessa torre, ele conhece Rapunzel, que mora ali há anos. A princesa está desesperada, desejando a liberdade. O ladrão, quer de volta um valioso item que roubou, que Rapunzel tomou dele no encontro. Assim, eles resolvem fazer um acordo, onde ele a ajudaria a fugir, e ela o daria o valioso item de volta.

Nessa versão da história que o filme retrata, Rapunzel é muito diferente da jovem indefesa a espera do príncipe encantando. A princesa tem um espírito aventureiro, busca a excitação de viver algo novo, fugindo da realidade em que se encontra, se arriscando em situações perigosas durante o filme. Além disso, o par romântico de Rapunzel é o oposto do que encontramos nos clássicos “príncipes encantados”. Enrolados está disponível no Disney +.

Shrek

Aqui, é válido citar toda a franquia de filmes de Shrek. Desde o primeiro filme, de 2001, Shrek sempre se apresentou como uma paródia das clássicas histórias de príncipe e princesa. Inclusive, em diversos momentos, os filmes fazem piadas com os principais clichês.

No primeiro filme, Shrek é um ogro solitário, que vive em paz em seu pântano, até que vê sua vida sendo invadida por personagens de contos de fada. O ogro descobre que os personagens foram expulsos de seus reinos pelo Lorde Farquaad. Ele encontra com o Lorde e faz um acordo: se ele conseguir resgatar a princesa Fiona, prisioneira de um poderoso dragão, e trazê-la para Farquaad, terá sua paz de volta. Acompanhado de um burro como seu companheiro, Shrek resgata Fiona, mas descobre que seus problemas estão apenas começando.

Aqui, temos a forte figura da princesa Fiona, que aparenta ser um clichê da princesa que precisa ser resgatada, mas acaba se mostrando algo completamente diferente. Fiona é forte, inclusive, luta karatê. Ela, assim como todo o enredo de Shrek, quebra todos os padrões das historias de contos de fada.

Nos filmes subsequentes temos um desenvolvimento dessa quebra de padrões, feito de maneira adorada por praticamente toda a crítica e público. Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre, com certeza são excelentes indicações, para você que gosta de princesas aventureiras e modernas, com a figura de Fiona e algumas outras personagens que aparecem nos filmes. Ademais, se você adora essa fuga de diversos outros clichês, vai adorar a franquia de filmes Shrek. Os filmes estão todos disponíveis no catálogo da Netflix, e alguns deles em outras plataformas, como a Prime Video.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos